SALVA CARGA S.O.S. 24 HORAS

linha fina.jpg.png

APRESENTAÇÃO

Sou Valdir Ribeiro de Farias, Comissario de Avarias nº 350 na  FENSEG e tambem Regulador de Sinistros credenciado pela mesma FENSEG.

 

Atuo com Sinistros de Transportes desde 1975, com passagens por Seguradoras e Reguladoras de Sinistros.

 

linha fina.jpg.png
valdir2.jpeg

Possuo diversos Cursos Profissionalizantes ministrados pela  ENS.

 

Publico artigos na internet desde 2002 sobre Sinistros. Inclusive, divulguei em 1993 o Manual do Importador, sobre o que fazer em  caso de Sinistro de Transportes, quanto a ressalva no CTRC e Protesto Legal.

 

O SINiSTRO NÃO É MISTÉRIO!

Para a Logística e o Setor de Seguros, o Sinistro de Transporte não é um mistério, mas sim apenas um Risco calculável e gerenciável.

 

A ocorrência de sinistros no transporte não é um mistério, mas um evento complexo com causas identificáveis e gerenciáveis. Compreender a natureza desses incidentes é fundamental para a prevenção e para o setor de Seguros.


Os sinistros de transporte referem-se a qualquer evento que resulte em perda, dano ou prejuízo à carga durante o trajeto (rodoviário, aéreo, marítimo ou ferroviário).

 

O "mistério" que pode cercar um caso específico geralmente decorre da dificuldade em determinar a causa exata ou a responsabilidade após o fato, mas as causas subjacentes são bem conhecidas e documentadas:

 

 

Principais Causas de Sinistros de Transporte


As ocorrências podem ser divididas em algumas categorias principais:

 

- Acidentes de Trânsito: Colisões, capotamentos, tombamentos e abalroamentos causados por falha humana (excesso de velocidade, desatenção, fadiga), condições climáticas adversas ou problemas mecânicos do veículo.

 

- Roubo e Furto de Carga: Um dos maiores problemas no Brasil, envolvendo desde o furto simples até o roubo à mão armada.

 

- Geralmente associado à falta de segurança nas rotas, planejamento de viagens e monitoramento ineficiente.

 

- Avarias na Carga:

 

- Danos causados por manuseio inadequado (durante carga e descarga), embalagem deficiente, acondicionamento incorreto da mercadoria no veículo ou oscilações de temperatura em cargas sensíveis [1].

 

- Catástrofes Naturais:

 

- Eventos como enchentes, deslizamentos de terra, vendavais ou incêndios que fogem ao controle dos transportadores.

 

- Falhas Operacionais:

 

- Erros administrativos ou logísticos, como documentação incorreta, atrasos que causam a perda de produtos perecíveis ou entrega no local errado.


Gerenciamento de Riscos e a Indústria de Seguros


A indústria de Seguros de carga existe especificamente para mitigar o impacto financeiro desses "mistérios".

 

As Seguradoras utilizam Gerenciamento de Riscos para analisar dados históricos e identificar padrões.

 

Isso permite a implementação de medidas preventivas, como:

 

 

- Rastreamento e monitoramento de veículos;

Definição de rotas seguras (gerenciamento de rotas);
Treinamento de motoristas;

 

- Exigência de embalagens adequadas.


Portanto, embora um sinistro individual possa parecer um evento inesperado para o proprietário da carga, para a logística e o setor de Seguros, ele é um risco calculável e gerenciável.

 

 

Fonte> internet/IA

 

linha fina.jpg.png
case de sucesso5.jpeg
linha fina.jpg.png

A SEGURADORA PAGOU O SALVAMENTO DA CARGA, MAS APÓS A REGULAÇÃO DO SINISTRO ELA NÃO INDENIZOU, porque viu que o Importador  concedeu DDR ao Transportador Rodoviário para ter desconto no Frete!

 

O IMPORTADOR ADERIU AO CONTRATO DE SEGURO, QUE EXIGIA A CONTRATAÇÃO DE APÓLICE DE SEGURO DE RCTR-C E DE RC-DC POR PARTE DO TRANSPORTADOR!

 

modelo de linha descobrir (2).png
5479 teco (2).png
linha fina.jpg.png

Trata-se de Carga-Projeto, uma máquina fabricada no Japão, destinada â  Industria nacional de petróleo.

 

A Importancia Segurada superou US$ 8 milhões.

 

O Limite de Responsabilidade da Seguradora no percurso terrestre complementar à viagem maritima foi de US 2 milhõs, apenas

 

No trajento rodoviário a 40 kms do Porto do Rio deJaneiro, 5 pneus da carreta Dolly foram atingidos por chamas, as quais se propagaram para a aembalagem da máquina e pra ela, também!

 

Os prejuízos estimados inicialente em US$ 4 milhões, foram reduzidos para menos de US$ 1 milhão.

 

A Transportadora fez o resgate de forma eficiente!

 

As operações de guindaste no local de reparos tiveram a Cobertura do Seguro, por exigencia deste Comissário de Avarias!

5802 conjunto transportador.png
recorte caso 180 mil (3).png
linha fina.jpg.png

Um lote no valor superior a US$ 2 mihões composto por Defensivos Agricolas importado, acondicionado em tambores metálicos, foi roubado junto com o caminhão no depósito da Transportadora em Santos/SP, onde havia apenas um Vigia esarmado. A Policia MAilitar localizou a carga em um sitio no interior de São Paulo, a  qual foi entregue ao Importador, incólume!

imagem - Roubo Ihara - Tambores.JPG
linha fina.jpg.png

O Importador não conseguiu contratar Apólice de Seguro de Transporte Internacional para a carga de Vidros flotados..., importas do México ,acondicionada em 2 containeres tipo Open Top, com excesso de altura. 1 deles sofreu PT, por choque no Terminal Portuário de descarga do navio!

imagem-Carga de vidros flotados danificados.JPG
linha fina.jpg.png